O impressionante Valsa #6 estreia turnê nacional, nos dias 24 e 25 de abril, no palco do Teatro Opus (Shopping Villa-Lobos), em São Paulo. O espetáculo adapta a obra de Nelson Rodrigues e traz eletrizante experiência sensorial.
Credenciamento de Imprensa: meios de comunicação interessados em cobrir ao espetáculo devem enviar solicitação até o dia 20 de abril, às 13h, por meio do linkhttps://goo.gl/forms/JWrcS4VtCtUGy1Ct2. O envio da solicitação não garante o credenciamento automático. A resposta será enviada até 24h antes do inicio do evento.
Entrevistas: Meios de comunicação interessados em entrevistar o talentoso elenco e direção do Valsa #6, por favor, entrem em contato respondendo a este e-mail.
VALSA #6 ESTREIA TURNÊ NACIONAL EM SÃO PAULO
Espetáculo adapta a obra de Nelson Rodrigues e apresenta impressionante experiência sensorial. Com montagem de Caco Coelho e interpretação de Gisela Sparremberger, Valsa #6 será encenado em duas datas: 24 e 25 de abril, no palco do Teatro Opus (Shopping Villa-Lobos).
Após ter recebido um público que lotou o Instituto Ling, um dos mais belos espaços de Porto Alegre, a enorme repercussão do espetáculo Valsa #6 exigiu passos mais ousados, que resultaram em uma grande turnê pelos principais teatros do país. A apresentação de estreia da turnê pelo Brasil, acontece nos dias 24 e 25 de abril, noTeatro Opus (Shopping Villa-Lobos), em São Paulo. Depois o espetáculo segue para Rio de Janeiro (27/04 – Teatro Bradesco Rio), Recife (29/04 – Teatro RioMar Recife), retorna a capital gaúcha nos dias 2 e 3 de maio, no Teatro do Bourbon Country e encerra a turnê, no dia 10 de maio, no palco do Teatro Feevale, em Novo Hamburgo.Ainda há ingressos à venda em todas as cidades. Confira o serviço completo abaixo.
Valsa #6 é menos parecido com um monólogo do que uma máquina de escrever com uma de costura. Uma atriz individuada, múltipla, que cabe nela a cidade inteira. Ela é todo o décor. Ela está morta. Portanto, livre do atribulado cotidiano, da tortura da vida. Ela trafega na serenidade da morte. O seu tormento é a presença ainda da vida, em sopros. Obra máxima do maior poeta dramático brasileiro, Nelson Rodrigues, se considerados os aspectos da complexidade dramatúrgica do mergulho na alma do ser humano e na expressão polifônica de tantas vozes que somos e desconhecemos.
As enormes cortinas que revestem o ambiente de branco se perdem na imensidão do urdimento, causando a sensação de um espaço etéreo; o jogo de sombras e os cheiros que envolvem a todos entregam aos presentes uma verdadeira experiência sensorial onde o público é parte integrante do espetáculo. O espectador poderá ser tocado, manipulado, terá que vestir uma roupa branca (fornecida pela produção), ficando coberto da cabeça aos pés – a necessária assepsia da morte. Uma jovem pianista viveu um sonho trágico. Eis a história que você vai vivenciar.
O olhar do diretor
A maior encenação da Valsa Nº6 de todos os tempos. O principal pesquisador da obra leva aos palcos a peça síntese do maior autor dramático brasileiro. A literatura, mais especificamente, a Menipeia (soma do diálogo socrático à tradição carnavalesca) percorreu longo caminho até ser libertada em vozes polifônicas pelas mãos de Dostoiévski. No teatro, este caudaloso rio chegou aos palcos por meio de Pirandello, com a peça “Seis Personagens à Procura de um Autor”. As margens do trágico haviam se unido, e no clarão provocado por esta aproximação, o surgimento de um teatro total, ou, se quiser, das raias do absurdo.
Aqui, por estas bandas, este anúncio foi feito por Nelson Rodrigues. Manuel Bandeira dizia de Nelson: “O que me dana é que ele consegue dar vida às suas personagens”. Outra coisa dita por Bandeira, é que Nelson era o nosso maior poeta dramático. A Valsa nº 6 (aqui tratada como Valsa #6) é, talvez, o maior poema dramático de Nelson. Em nenhum outro texto ele foi tão preciso. O mesmo uso das rubricas de Samuel Becket, avisa José Celso Martinez Corrêa. Mais um ponto de convergência entre estes dois mestres, precursores do teatro absurdo, é o fato de olhar pelo “buraco da fechadura” para de lá extrair uma verdade essencial, somente atingida através do delírio.
O campo onde impera uma super-realidade, o perturbador terreno do sonho. Aqui, a rigidez exigida pelo vigor poético nos alça a um deslimite, onde a própria vida é superada por uma existência além do seu esgotamento. Nelson dá vida à morte, desafiando esta discordância fatal. O excesso de personagens, criticado por ele na dramaturgia em geral, é resolvido, nesta peça, por uma atriz individuada, ao mesmo tempo, múltipla, cabendo nela a cidade inteira. Em número igual a Pirandello, Nelson coloca em cena seis personagens. Estão todos lá: a menina, que se transforma em mulher, a rival, o galã, a mãe, o pai e o doutor, mutilado de guerra. Todos à serviço da invenção diversificada da vida.
Neste momento, em que pesa sobre todos nós, brasileiros e brasileiras, uma desarmonia nunca imaginada, servimos esta Valsa.
— Baila conosco!
Caco Coelho.
Crédito: Fernando Piccoli
O olhar do público
“A encenação é de uma beleza e de uma coragem… Aquele lugar branco e frio…as roupas vestidas pelo público, que lembram um ambiente de esterilização…a luz simples, mas certeira…a música…os cheiros, enfim…tudo nos tira do planeta e nos leva a um mundo novo…”.
Eduardo Kramer – Diretor de Teatro
“Valsa #6. Um grande trabalho, rigor, precisão e emoção. Tudo perfeito, da direção genial de Caco Coelho a interpretação magnifica da Gisela Sparremberger, mais uma equipe de luz e som exemplar. O cuidado com cada detalhe, o espetáculo e nada de excesso ou histrionismo. Tudo é essencial, e na medida. Obrigado pela noite maravilhosa”.
Julio Conte – Psicanalista
“Um dos espetáculos mais lindos que eu já vi na minha vida. Ainda estou muito emocionada..”.
Alice Urbim – Jornalista e Produtora RBSTV
“Na quase escuridão da sala de ensaio, não tive dúvidas: Valsa nº 6 me soou como a trilha sonora da pequena morte que todos experimentamos ao transpor a pinguela da adolescência rumo à fase adulta. A dança mais linda! A dança mais linda!”.
Renato Mendonça – Crítico de Teatro
“Estou muito feliz em poder participar como patrocinador de uma experiência cultural tão maravilhosa. É emocionante ver o amor, competência e a dedicação de toda a equipe, especialmente do Caco, e principalmente o talento da Gisela prendendo a atenção de todos que tiveram o privilégio de assistir ao espetáculo”.
Airton Zaffari – Empresário
Ficha técnica:
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Caco Coelho
Interpretação: Gisela Sparremberger
Financiamento: Governo do Estado, Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Pró Cultura RS Pró-cultura RS
– 20% de desconto para clientes, funcionários e acionistas da Rede MERCURE/ACCOR, limitados a 50 ingressos por sessão, dois por CPF.
** Política de venda de ingressos com desconto: as compras poderão ser realizadas nos canais de vendas oficiais físicos, mediante apresentação de documentos que comprovem a condição de beneficiário. Nas compras realizadas pelo site e/ou call center, a comprovação deverá ser feita no ato da retirada do ingresso na bilheteria e no acesso à casa de espetáculo.
*** A lei da meia-entrada mudou: agora o benefício é destinado a 40% dos ingressos disponíveis para venda por apresentação. Veja abaixo quem têm direito a meia-entrada e os tipos de comprovações oficiais em São Paulo:
– IDOSOS (com idade igual ou superior a 60 anos) mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
– ESTUDANTES mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) nacionalmente padronizada, em modelo único, emitida pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos. Mais informações: www.documentodoestudante.com.br
– PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ACOMPANHANTES mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
– JOVENS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA (com idades entre 15 e 29 anos) mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.
– JOVENS COM ATÉ 15 ANOS mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
–DIRETORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, SUPERVISORES E TITULARES DE CARGOS DO QUADRO DE APOIO DAS ESCOLAS DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAISmediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.
–PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL E DAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.
**** Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no momento da compra e retirada dos ingressos ou acesso ao teatro, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso.
ATENÇÃO: Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.
Capacidade: 751 pessoas
Acesso para deficientes
Estacionamento:
Self
Período
Valor
Até 2h
R$13,00
2h a 3h
R$16,00
3h a 4h
R$19,00
4h a 5h
R$22,00
5h a 6h
R$28,00
6h a 7h
R$34,00
Demais horas
R$3,00
Valet
Período
Valor
Até 1h
R$18,00
Demais horas
R$12,00
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: 10h às 22h (ou até o final do espetáculo)
Domingos e feriados: 10h às 22h (ou até o final do espetáculo)
Formas de pagamento: dinheiro e cartões de crédito e débito informadas no local de pagamento. Taxa de perda do cartão de estacionamento, será cobrado valor de estadia/ pernoite, conforme horas descritas nas tabelas. Tempo de tolerância de 15 minutos somente para self
CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:
BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA
Local: Foyer do Teatro Opus – 4º andar – Shopping Villa-Lobos
Av. das Nações Unidas, 4777 – Alto de Pinheiros – São Paulo, SP.
De terça a domingo, das 12h às 20h
A Bilheteria do Teatro, no terraço do Shopping Villa-Lobos, abre somente em dias de espetáculos, a partir das 14h.
Torture Squad: segunda etapa da “Hellbound – 10 Years Celebration Tour 2018” começa dia 20 de outubro em Cuiabá/MT Com 25 anos de história e muita estrada, o Torture Squad, celebra inúmeras novidades no mês de outubro, dentre elas, o anuncio oficial de várias datas pelo Brasil em celebração aos 10 anos de lançamento do aclamado …
Noturnall lança videoclipe de “Mysterious” gravado no Autódromo de Interlagos com participação de Rubinho Barrichello e Cacá Bueno Noturnall lança videoclipe de “Mysterious” gravado no Autódromo de Interlagos com participação de Rubinho Barrichello e Cacá Bueno A banda Noturnall acaba de lançar o novo videoclipe de “Mysterious” gravado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. …
Edu Falaschi: critica no Japão exalta retorno de vocalista com sua turnê solo “Rebirth of Shadows” “Esta turnê no Japão foi uma celebração fantástica dos anos de Angra de Edu Falaschi”. Com essa frase, a repórter Caroline Misokane, maior site japonês de heavy metal Roppongi Rocks, sintetiza a passagem do vocalista Edu Falaschi pelo Japão. …
A banda de stoner Mocho Diablo, uma semana após o lançamento do terceiro disco Sungazer, divulga o inspirado lyric video do single Turn Off the Lights, com cenas de jogos action movies de 8, 16 e 32 Bits. Mocho Diablo lança lyric video com temática arcade Produção contém cenas de jogos dos anos 90 de fliperama, de 8, 16 …
Obra adaptada de Nelson Rodrigues, Valsa #6 estreia turnê em São Paulo
VALSA #6 ESTREIA TURNÊ NACIONAL EM SÃO PAULO
Related Posts
Torture Squad: segunda etapa da “Hellbound – 10 Years Celebration Tour 2018” começa dia 20 de outubro em Cuiabá/MT
Torture Squad: segunda etapa da “Hellbound – 10 Years Celebration Tour 2018” começa dia 20 de outubro em Cuiabá/MT Com 25 anos de história e muita estrada, o Torture Squad, celebra inúmeras novidades no mês de outubro, dentre elas, o anuncio oficial de várias datas pelo Brasil em celebração aos 10 anos de lançamento do aclamado …
Noturnall lança videoclipe de “Mysterious” gravado no Autódromo de Interlagos com participação de Rubinho Barrichello e Cacá Bueno
Noturnall lança videoclipe de “Mysterious” gravado no Autódromo de Interlagos com participação de Rubinho Barrichello e Cacá Bueno Noturnall lança videoclipe de “Mysterious” gravado no Autódromo de Interlagos com participação de Rubinho Barrichello e Cacá Bueno A banda Noturnall acaba de lançar o novo videoclipe de “Mysterious” gravado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. …
Edu Falaschi: critica no Japão exalta retorno de vocalista com sua turnê solo “Rebirth of Shadows”
Edu Falaschi: critica no Japão exalta retorno de vocalista com sua turnê solo “Rebirth of Shadows” “Esta turnê no Japão foi uma celebração fantástica dos anos de Angra de Edu Falaschi”. Com essa frase, a repórter Caroline Misokane, maior site japonês de heavy metal Roppongi Rocks, sintetiza a passagem do vocalista Edu Falaschi pelo Japão. …
Mocho Diablo lança lyric video com temática arcade
A banda de stoner Mocho Diablo, uma semana após o lançamento do terceiro disco Sungazer, divulga o inspirado lyric video do single Turn Off the Lights, com cenas de jogos action movies de 8, 16 e 32 Bits. Mocho Diablo lança lyric video com temática arcade Produção contém cenas de jogos dos anos 90 de fliperama, de 8, 16 …